Meio Ambiente

Meio Ambiente

Os serviços oferecidos pela RenovaSEG na categoria gestão ambiental estão relacionados com os instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente visando preservar, melhorar e recuperar a qualidade ambiental propícia à vida. Através desses serviços de consultoria as organizações podem cumprir a legislação ambiental vigente e promover diferenciais em sustentabilidade.

ELABORAÇÃO DE LAUDOS AMBIENTAIS

Possuímos um corpo técnico com conhecimento para elaborar laudos em diversos temas da área ambiental.

GEOPROCESSAMENTO

Os serviços de geoprocessamento consistem no desenvolvimento de soluções na área de geotecnologia dentro do mercado da consultoria ambiental, incluindo o georreferenciamento de imóveis rurais e o processamento de imagens.

CADASTRO AMBIENTAL RURAL – CAR

De acordo com o Novo Código Florestal, Lei n° 12.651/2012, todos os imóveis rurais são obrigados a fazer seu cadastro até dezembro de 2017. O objetivo do CAR é a identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando ao planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental. Através do CAR o proprietário pode aderir ao Programa de Regularização Ambiental – PRA e o serviço está atrelado à uma série de benefícios tais como suspensão de sansões, isenção de impostos e acesso à crédito.

CADASTRO TÉCNICO FEDERAL – CTF IBAMA

Auxiliamos na realização de inscrição nos Cadastros Técnicos Federais (CTF), que é obrigatória para pessoas físicas e jurídicas que exercem atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais (CTF/APP) ; e/ou se dedicam a Atividades e instrumentos de defesa ambiental (CTF/AIDA).

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS – PGR

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos é obrigatória a elaboração de plano de gerenciamento de resíduos sólidos para diversas categorias de geradores de resíduos. Possui equipe qualificada para elaborar planos de gerenciamento de resíduos sólidos, de construção civil e de serviços de saúde. Implantamos o sistema de Logística reversa, tratamento e destinação de resíduos.

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

De acordo com a resolução CONAMA 237/97, a localização, construção, instalação, ampliação, modificação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, bem como os empreendimentos capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, dependerão de prévio licenciamento do órgão ambiental competente, sem prejuízo de outras licenças legalmente exigíveis. Prestamos assessoria em processos de licenciamento para pequenas e médias empresas, realizando a interface com os órgãos ambientais competentes.

INVENTÁRIO DE GASES DE EFEITO ESTUFA

O inventário de emissões de gases de efeito é um documento onde são descritas todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes das atividades de uma organização. Através do inventário de GEE é possível constatar o que está contribuindo para as emissões e traçar planos de ação para a redução das mesmas.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A educação ambiental em todos os níveis é fundamental e por isso é citada como um dos princípios da Política Nacional do Meio Ambiente, visando capacitar a comunidade para a participação ativa na defesa do meio ambiente. Desenvolvemos projetos de educação ambiental para organizações públicas e privadas.

MONITORAMENTOS AMBIENTAIS

Trabalhamos com os mais diversos tipos de monitoramentos, que consistem na realização de medições e/ou observações específicas, utilizando indicadores e parâmetros, com a finalidade de verificar se determinados impactos ambientais estão ocorrendo. Alguns exemplos: Monitoramento de fauna, monitoramento ambiental, monitoramento de ruído, dentre outros.

PROJETOS DE COMPOSTAGEM

Desenvolvemos e implementamos projetos de compostagem, que utilizam o processo biológico de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal, propiciando destino útil para os resíduos orgânicos domésticos.

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Implementar um sistema de gestão ambiental de acordo com a norma ABNT NBR ISO 14.001 demonstra comprometimento das empresas com a sustentabilidade, sendo um diferencial competitivo inclusive para atuar no mercado externo. Através da adoção de um sistema de gestão ambiental é possível: prevenir riscos ambientais, melhorar a imagem da empresa no mercado e garantir condições financeiras de financiamentos bancários.

RELATÓRIOS AMBIENTAIS

Trabalhamos na elaboração de diversos relatórios técnicos referentes à área de meio ambiente, tais como: relatório ambiental simplificado – RAS, relatórios de avaliação de impactos ambientais, etc..

PERÍCIA AMBIENTAL

Através da apuração e quantificação de provas dos possíveis danos cometidos ao meio ambiente (ao solo, à fauna, à flora, à paisagem, aos lençóis freáticos, à saúde, à cultura, entre outros exemplos), a Perícia Ambiental avalia se houve qualquer tipo de degradação ambiental e sua extensão, analisando se a mesma foi causada pela ação do homem ou outra atividade.

ANÁLISE DE RISCO AMBIENTAL

Para garantir a proteção ambiental e a saúde das pessoas envolvidas e afetadas pelo empreendimento, a Análise de Risco Ambiental apresenta soluções exatas e bem definidas para a remediação de uma área contaminada, o que culmina por evitar tanto gastos desnecessários quanto a adoção de medidas pouco eficientes para a reparação desses possíveis problemas.

AUDITORIAS AMBIENTAIS, DE SAÚDE E SEGURANÇA

A identificação, priorização, gestão e revisão de aspectos ambientais, de saúde e segurança são totalmente contemplados através dos serviços da Ética Ambiental. Isso inclui a consultoria ambiental estratégica para desenvolvimento de auditorias de conformidade ambiental, saúde e/ou segurança; auditorias de sistemas de gerenciamento ambiental e de segurança e saúde (ISO 14001 e OHSAS 18001); auditorias de revisão e assistência para obtenção de certificação ISO; desenvolvimento de programas de gerenciamento de segurança e planejamento de respostas a emergências ambientais, incluindo a análise de vida útil de empreendimentos com base em estudos de ciclo de vida de materiais e processos, e planos de descomissionamento. Além disso, realizamos programas de treinamento para auditores internos.

ESTUDOS, PROJETOS E SERVIÇOS AMBIENTAIS

A Ética Ambiental possui uma equipe preparada para realizar e orientar Estudos, Projetos e Serviços Ambientais necessários para empresas e projetos que desejam agir com responsabilidade em relação ao meio ambiente, de forma personalizada.

SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS ESTUDOS, PROJETOS E SERVIÇOS AMBIENTAIS:

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL – EIA/RIMA

Qualquer alteração no meio ambiente ou algum de seus componentes devem ser quantificados, conforme a Resolução CONAMA 01/86. Por essa razão, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) serve como instrumento de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) a ser utilizado pelo órgão ambiental competente. É parte integrante do processo de licenciamento ambiental. No EIA, o detalhamento de todos os levantamentos técnicos é apresentado, enquanto no RIMA, a conclusão do estudo é exposta em linguagem acessível, refletindo integralmente as conclusões do Estudo de Impacto Ambiental.

ESTUDO AMBIENTAL SIMPLIFICADO – EAS

Para a obtenção da Licença Ambiental Prévia (LAP), o Estudo Ambiental Simplificado é indispensável. Este serviço ambiental refere-se a um documento técnico simplificado com informações para a avaliação da viabilidade ambiental, levando em conta a interação dos meios físico, biológico e socioeconômico, buscando o desenvolvimento de um diagnóstico da área destinada ao empreendimento causador de degradação do meio ambiente.

RELATÓRIO AMBIENTAL PRÉVIO – RAP

O Relatório Ambiental Prévio (RAP) é próprio para a obtenção da Licença Ambiental Prévia (LAP). Nele, uma descrição concisa das atividades ou empreendimentos no entorno das áreas consideradas potencial ou efetivamente causadoras de danos ambientais é apresentada.

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA – PRAD

Através da delimitação dos impactos gerados, é possível gerar um plano de medidas corretivas e/ou mitigativas, levando em consideração o ecossistema afetado e a área em estudo. O Projeto de Recuperação de Área Degradada baseia-se em fundamentos técnicos que permitem recuperar a resiliência do meio.

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

Para estabelecer as melhores práticas de redução e manejo de resíduos sólidos gerados pelo empreendimento, como armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final, o Programa de Gerenciamento de Resíduos é um serviço elementar oferecido pela Ética Ambiental. Esse programa é necessário para processos de certificação ambiental (ISSO 14001, Pegada de Carbono, FSC e outros), para subsidiar programas de melhoria ambiental e para o cumprimento da legislação ambiental e correlatas. – Sólido de Saúde – PGRS – Construção Civil – PGRCC – Resíduo Industrial – PGRI

ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA – EIV/RIV

Essencial para obter a concessão de autorizações de construção, ampliação ou funcionamento de empresas ou projetos que possam afetar a qualidade de vida das pessoas que residem nas proximidades da área em questão, o Estudo de Impacto de Vizinhança é um dos instrumentos de política urbana previsto no Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257, de 10 de julho de 2001).

PROJETO AMBIENTAL BÁSICO – PBA

O PBA define-se como um conjunto de programas a serem implantados com intenção de viabilizar as recomendações emitidas no EIA e no RIMA, além de atender às exigências e condicionantes fixadas pelo órgão ambiental licenciador. O Projeto Ambiental Básico também detalha as medidas para implantar o monitoramento dessas ações.

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL

A descrição e análise de fatores que podem influenciar direta e indiretamente os recursos ambientais da área, bem como sua descrição e interações, tal como existem, devem constar no Diagnóstico Ambiental, de modo a caracterizar a situação ambiental da área. Ou seja, trata-se de uma avaliação completa da área de influência de uma determinada empresa ou projeto.

ANÁLISE DE CICLO DE VIDA

A Análise de Ciclo de Vida consiste na avaliação de cada um dos efeitos ambientais gerados ao longo da vida de um produto (desde as fontes dos recursos primários até o descarte final). Esta análise permite identificar impactos ambientais que estão além dos limites da área produtiva.

MEDIÇÃO ACÚSTICA

A Norma NBR 10151 da ABNT, em vigor desde 1º de agosto de 2000, fixa as condições exigíveis para a avaliação da aceitabilidade do ruído em comunidades. Para os processos de licenciamento, adequação ambiental de empresas e diminuição de reclamações originadas pelo incômodo sonoro em atividades urbanas, os serviços ambientais de estudos de Medição Acústica são cruciais.

QUALIDADE DA ÁGUA

A Ética Ambiental realiza estudos desenvolvidos em parceria com laboratórios credenciados pelas agências ambientais e certificados pela ISSO 17025 do Inmetro, buscando a identificação de contaminação e avaliar a qualidade de água destinada ao abastecimento de comunidades ou outros processos específicos.

GEOLOGIA AMBIENTAL

Através da aplicação de informação geológica com intenção de resolver ou evitar problemas que envolvam a necessidade do monitoramento ou correção de danos ambientais causados pelo ser humano, a Ética Ambiental oferece estudos, análises e outorgas relacionadas à Geologia Ambiental para atender às necessidades de seu empreendimento.

Minimizar a possibilidade de causar danos ao meio ambiente, além de viabilizar o uso adequado dos recursos disponíveis na área em que se deseja começar um projeto ou uma empresa é vital para o desenvolvimento sustentável de qualquer negócio.

SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS SERVIÇOS DE GEOLOGIA AMBIENTAL:

ESTUDO GEOAMBIENTAL E MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

Seguindo as diretrizes e procedimentos estabelecidos pelo CETESB (2001), as propostas de resolução CONAMA e a norma técnica NBR 15515 da ABNT (2007), o relatório deste estudo traz as etapas de uma investigação ambiental que visa o fornecimento de orientações técnicas e de procedimentos para a identificação e avaliação de indícios de contaminação do solo e lençol freático, através da completa descrição e análise dos fatores ambientais e suas interações.

Tal procedimento divide-se em avaliação preliminar, investigação confirmatória e investigação detalhada.

OUTORGAS DE USO DOS RECURSOS HÍDRICOS

A outorga de direito de uso de recursos hídricos é um dos seis instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, estabelecidos no inciso III, do art. 5º da Lei Federal nº 9.433, de 08 de janeiro de 1997. Esse instrumento tem como objetivo assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso aos recursos hídricos.

Solicite um orçamento

Entre em contato conosco e agende uma reunião

Rua Marconi, 87 - 3º andar - Conjunto 32 - República - São Paulo-SP - CEP: 01047-000

11 4106-5497 | 3231-3026

Email: contato@renovaseg.com.br

Solicite um Orçamento

Os campos com * são obrigatórios
Mapa Empresa